Young Health Programme

O Young Health Programme é a nossa maior iniciativa de investimento na comunidade. Tem a particularidade de se dirigir a jovens e à prevenção primária das doenças não-transmissíveis (DNT’s) mais frequentes tais como a diabetes tipo 2, o cancro e as doenças cardiovasculares e respiratórias, que se estima ser responsáveis por 38 milhões de mortes todos os anos.

Colaboramos com mais de 30 organizações especializadas, combinando programas no terreno, investigação e movimentos de influência pública na abordagem a quatro dos fatores de risco das DNT’s mais prevalentes: tabagismo, abuso de álcool, falta de exercício físico e hábitos alimentares não saudáveis.

Até ao momento, já envolvemos mais de 1,4 milhões de jovens em mais de 20 países. Mais de 14.000 jovens receberam formação para partilharem informação sobre saúde com os seus pares, e mais de 12.000 prestadores de cuidados de saúde receberam formação em saúde do adolescente. 




O Young Health Programme em Portugal

Em Portugal este programa assume a forma do Projeto Like ME, especialmente centrado na promoção da saúde mental entre pré-adolescentes, dos 10 aos 12 anos de idade.

Contexto

A adolescência é um período de vulnerabilidade, agitação, conflito. Apesar de os adolescentes terem consciência real do risco associado a algumas práticas e comportamentos, muitas vezes escolhem ignorá-los, por valorizarem outras consequências inerentes a esses comportamentos.

É esta realidade que justifica a implementação de estratégias participativas na promoção de estilos de vida saudáveis.

Na verdade, é hoje entendido que a prevenção deve pressupor uma participação ativa por parte do indivíduo, mas também da família, grupos de pares e comunidade em geral.

O projeto Like ME

O Young Health Programme - Like ME privilegia a intervenção junto de jovens que vivem situações de vulnerabilidade e que registam alterações no desenvolvimento ou problemas comportamentais desencadeados, essencialmente, por problemas de autoconceito, autoestima e autoimagem. Com a duração de 3 anos, este projeto está a ser implementado em parceria com a ONG Médicos do Mundo.

Objetivos gerais

Encorajar adolescentes a terem controlo na sua saúde e bem-estar, atingindo respeito próprio e auto-confiança, e assim prevenir comportamentos de risco futuros.

Através de apoio personalizado e especializado de uma equipa multidisciplinar, será utilizada uma metodologia de educação de pares, num contexto de educação informal.

Objetivos específicos

Até 2015, aumentar a autoestima em 30% dos jovens envolvidos.

Até 2015, aumentar em 30% o número de jovens capacitados no domínio da saúde mental.

População-Alvo

Jovens entre os 10 e os 12 anos de idade integrados em projetos Escolhas.

Atividades

Seleção e Constituição da equipa do Projeto.

Construção, aplicação e publicação do Estudo CAP - área da Saúde Mental.

Contacto Interinstitucional / Seleção dos projetos/bairros a intervir. Aplicação de escala para avaliação da autoestima juvenil.

Realização de Oficinas temáticas (atividades lúdicas, desportivas e de autoexpressão).

Formação de jovens para a educação de pares na promoção da saúde mental.

Supervisão e monitorização dos educadores de pares.

Produção e realização de 7 episódios (Cine Fórum) sobre as temáticas cobertas.

Preparação e Realização de um Campo de Férias - Encontro final de projeto.

Acompanhamento e monitorização do Projeto.

Resultados

Aumento em 30% dos conhecimentos sobre fatores protetores e promotores em saúde mental.

Aumento em 10% dos jovens capacitados para a educação de pares na promoção da saúde mental.

Criação de um Manual de Boas Práticas.

Criação de uma Minissérie.


Consulte também os sites:


                                        Page Atlas ID: 994.333,011
                                        Data de aprovação: 26.07.2016